Parceria com USP, UFC e CentraleSupélec amplia intercâmbio, pesquisa aplicada e oferece bolsas da Capes para estudantes de Engenharia. Foto: divulgação

Instituto Mauá lidera consórcio Brafitec para formar engenheiros em IA e saúde

O Instituto Mauá de Tecnologia passa a integrar o novo projeto Brafitec – iniciativa da Capes que financia intercâmbios entre escolas de Engenharia do Brasil e da França. Ao lado da USP, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da francesa CentraleSupélec, o programa prioriza uma abordagem da saúde pública utilizando técnicas de sistemas complexos e oferece quatro bolsas anuais para alunos da Mauá entre 2026 e 2028.

A escolha do Instituto Mauá foi embasada pelo histórico de sucesso do primeiro projeto Brafitec, que ocorreu de 2015 a 2019, no qual a instituição liderou o intercâmbio com a UFMG e a Mines Saint-Étienne e atraiu a Omnisys, subsidiária da Thales no Brasil, como parceira corporativa do projeto com o tema de eletrônica embarcada.

Agora, o consórcio expande o modelo de “residência em engenharia”, inspirado na prática médica. Alunos e pesquisadores atuarão em projetos reais da Stellantis (Brasil-França) e Omnisys, subsidiária da Thales no Brasil (Brasil-França). Um dos temas que será abordado envolve o uso de soluções de Inteligência Artificial capazes de aprender leis físicas para aplicações de engenharia.

O processo seletivo combinará desempenho acadêmico e soft skills. Os candidatos da Mauá serão convidados a participar de um projeto de matemática avançada; os quatro com melhor rendimento ganharão a bolsa de estudo e estágio de pesquisa na França. A expectativa é equilibrar o fluxo de alunos, repetir o índice de participação feminina acima de 50 % registrado no primeiro Brafitec e fortalecer grupos historicamente sub-representados em STEM nos dois países.

“Unir o IMT, USP, UFC e CentraleSupélec sob o guarda-chuva da Capes cria um ecossistema global onde nossos estudantes resolvem desafios de Inteligência Artificial e saúde de forma cooperativa com o setor produtivo. É um passo decisivo para formar engenheiros preparados para atuar em qualquer lugar do mundo”, explica o professor Vanderlei C. Parro, coordenador do projeto Brafitec no Instituto Mauá de Tecnologia.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia – IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia é uma instituição privada com mais de 60 anos que atua com espírito público, dedicada à excelência em pesquisa e ensino. Com campi em São Caetano do Sul e São Paulo, oferece 16 cursos de graduação apoiados por mais de 100 laboratórios de alta tecnologia. Na pós-graduação, capacita profissionais em engenharia, tecnologia e gestão. Seu corpo docente reúne 65 % de doutores e 35 % de mestres. O IMT é reconhecido como a melhor instituição particular de Engenharia do Brasil e figura entre as cinco primeiras no ENADE e no CPC. Mais de 22 mil profissionais formados pela Mauá ocupam posições de liderança em diversos setores.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

PIX

EINSTEIN

LAVITAN